B

Backbone
Espinha dorsal. A parte de uma rede de comunicação que carrega a maior parte do tráfego de informações. É um suporte básico ao sistema.

Bandwidth
Capilaridade. A capilaridade de um canal de comunicação; é uma medida da sua capacidade para transmissão de informações. Um termo coloquial e não totalmente correto, cientificamente, mas muito usado nos EUA é "taking up bandwidth" que se refere à colocação de grande quantidade de informações inúteis na Internet .

Baud
Baud. Medida da velocidade de transmissão de dados em circuitos eletrônicos: o número de bits transmitidos por segundo. O termo é muitas vezes substituido pela sigla bps (bits por segundo). A medida é importante na escolha de equipamento (por exemplo um modem) destinado à transmissão de sinais de áudio ou vídeo em sistemas de teleconferência.

Behaviorism
Behaviorismo; comportamentalismo. Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma sequência de modificações incrementais no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos (stimulus) e reforços (reinforcer) que atuam no seu ambiente. Foi a base teórica inicial para métodos de auto-instrução programada (programmed instruction) nos anos 60 e, portanto, foi incorporada a muitos sistemas de EAD "tradicional". Na década de 90, a maioria dos educadores tem desprezado o behaviorismo como base principal de uma filosofia geral de ensino-aprendizagem e favorecido outras filosofias, como o construtivismo (constructivism) e, também, a EAD "moderna" por meio de redes de computadores (CMC) e teleconferências (teleconference). Entretanto, os princípios de controle de comportamento descobertos pelos behavioristas permanecem válidos para algumas categorias de aprendizagem.

Binary system
Sistema binário. Sistema de numeração que utilisa apenas dois digitos: um e zero. É o sistema utilizado por compotadores e por este motivo tornou-se muito bem conhecido nos últimos anos. Um efeito negativo é a tendência de reduzir todos os processos de análise e raciocinio dos seres humanos em forma de algorítmos (" algorithm") binários, excelentes como ferramentas de programação de computadores mas nem sempre representando os reais processos de pensamento crítico humano.

Bit
Bit. A menor unidade de informação digital, geralmente representada pelo estado binário (ligado ou desligado; 1 ou 0) de um componente do sistema. Bit é uma contração do termo "BInary digiT.

Bps
Bits por segundo (bps). Medida da velocidade de transferência de informação em um circuito ou rede, equivalente ao termo baud, que vale um bit por segundo.

Brain, left/right;(left-brain, right-brain, whole-brain)
Lado direito ou esquerdo do cérebro; (uso de um, outro ou ambos os lados do cérebro).
Em educação refere-se às teorias sobre as funções diferenciadas dos dois hemisférios do cérebro e as implicações disso para os processos de ensino e aprendizagem.

Brainstorming
Tempestade cerebral. Uma técnica de discussão em grupos que promove a criação de idéias inovadoras sobre determinado assunto ou área-problema.

Bridge
Ponte. Um dispositivo que conecta e transmite dados entre três ou mais segmentos de uma rede de comunicação. Para montar teleconferências "sincrônicas" (real time; synchronous communication) entre mais de dois participantes, é preciso usar uma "ponte" apropriada.

Broadband
Alta capilaridade Um canal (channel) de comunicação capaz de transmitir grandes quantidades de dados. Sistema com alta capilaridade ou "bandwidth". O sistema ISDN é um bom exemplo. Contraste com narrowband.

Broadcast television;broadcast radio
Emissão pública e aberta de rádio ou televisão. Enfatiza, por exemplo, a "radiodifusão" em contraste com a distribuição restrita como rádioamador / cidadão (Contraste com narrowcast).

Browser
Software de navegação. Software projetado para facilitar a busca, o acesso e a leitura de documentos eletrônicos. Exemplos de browsers muito usados incluem: Mosaic; NetScape.

Button
Botão. Em sistemas eletrônicos de apresentação de informações, um botão é um gráfico de uma tecla que pode ser acionada com um clic do mouse ou dedo do usuário, para acionar uma ligação (link) entre a unidade de informação (node) atualmente apresentada na tela e outras unidades relacionadas. Ver também: hot spot.