F

Face-to-face teaching/learning
Ensino/aprendizagem presencial. Termo coloquial, que, em sua versão inglesa, virou muito mais aceito como termo técnico do que o equivalente "cara-a-cara" em português.


Facilitator
Facilitador. Orientador de aprendizagem. Geralmente usado quando o processo de orientação é voltado para facilitar o processo de construção do conhecimento pelos próprios alunos (ver "constructivism"). Em alguns sistemas de EAD, como, por exemplo, o Telecurso 2000 (Ver Telecourse)
é o responsável pela coordenação, orientação, acompanhamento, controle e avaliação da prática pedagógica desenvolvida na telessala e no centro controlador.


Facsimile
Facsimile (Fax). Em EAD, o Fax pode ser usado para acelerar o processo de interação, mesmo sem acesso a redes de computadores e outras tecnologias mais sofisticadas.


Factual knowledge
Conhecimentos fatuais; fatos. No ensino e no planejamento instrucional é útil distinguir "factual knowledge" e "conceptual knowledge".


Failure rate
Índice de reprovação. Em EAD, o índice de reprovação é muitas vezes menos importante do que o índice de desistência ou "drop out rate".


FAQ
FAQ; Perguntas frequentes "Frequently Asked Questions". Sigla que já entrou na gíria de quem trabalha com tecnologias avançadas, para descrever sistemas de ajuda e apoio ao usuário em forma de arquivos ou listas de respostas às perguntas ou problemas que ocorrem com maior frequência.


Fax
Fax. Ver: facsimile .


Feedback
Retroalimentação. Termo técnico da cibernética (cybernetics) relacionado com o auto-controle de um sistema pela análise dos resultados obtidos. Agora usado na EAD para qualquer forma de fluxo de informações do tutor ao aluno, ou de um gabarito de respostas pré-preparadas.


Feedforward
Pro-alimentação. Termo técnico de cibernética (cybernetics): o fluxo de informações de uma fase de um processo para uma fase posterior. Em EAD, significa organização de material didático para permitir ao usuário acesso fácil às informações desejadas (ver: "information mapping"; "structured writing")


Fiber optics
Fibra ótica. Um cabo formado de fios de vidro de alta pureza que transmite informações contidas em transmissões de luz com uma velocidade muito mais rápida do que os cabos convencionais de fios de cobre. Os sistemas de telecomunicação do mundo inteiro estão aos poucos migrando de cabos de cobre para fibra ótica. Em EAD, esta tendência é importante pois sistemas de fibra ótica geralmente possuem uma capilaridade (bandwidth) muito maior do que os sistemas convencionais, permitindo a transferência barata de programas de vídeo em tempo real ( synchronous communication; real time), tornando a vídeoconferência (videoconference) em meio de educação economicamente viável.


Field training
Trabalho de campo. Em EAD, a incorporação de trabalho prático a ser executado pelo estudante no próprio local onde mora ou trabalha.


Film, educational/ instructional
Filme/filmes educacional(is)/ instrucional(is)


Flame
Inflamar a conversa; insultar ou xingar os outros participantes. Termo coloquial para um fenômeno muito comum em conversas eletrônicas na Internet e outras redes: uso de linguagem agressiva, ofensiva, pornográfica e geralmente inflamatória pelo participante. Alguns acreditam que esse é um fenômeno causado pela tentativa de superar as limitações da comunicação de emoções em sistemas de comunicação a distância. Outros consideram o fenômeno como a exploração por pessoas mal intencionadas, da relativa anonimidade de comunicação por meio de redes públicas (equivalente ao "trote" em sistemas telefônicos). O fenômeno tem sido foco de muita discussão e pesquisa.


Flexible learning
Aprendizagem flexível. Quase um sinônimo para o termo Open Learning. Outra versão deste termo é "flexistudy".


Flexible timetable
Horário flexível; cronograma flexível. Dois sentidos: flexibilidade na escolha dos horários de estudo pelo estudante, assim resolvendo conflitos entre o curso e outros compromissos; flexibilidade na execução das tarefas do curso, assim permitindo que cada estudante siga seu próprio ritmo de estudo e complete o curso quando for conveniente.


Flexistudy
Estudo flexível. Termo inventado para cursos que permitem ao usário seguir horários e/ou cronogramas flexíveis (ver: flexible timetable; open learning)


Flow-chart
Fluxograma. Forma gráfica de apresentação de um processo qualquer. Pode ser um processo de execução de uma tarefa, de fabricação de uma coisa, ou de decisão para resolução de um problema. Os fluxogramas de decisão são muito usados em materiais didáticos para comunicar processos compexos de pensamento analítico. Muitas vezes, estes fluxogramas adotam o formato de apresentação de um algorítmo binário ("algorithm") que reduz todo o processo decisório a uma série de perguntas tipo sim/não ("yes/no questions"), seguindo as normas de trabalho de analistas de sistema e programadores de software para computadores. Ás vezes, este reducionismo do processo decisório humano é útil. Outras vezes, leva a uma apresentação inapropriada do processo de pensamento crítico do ser humano, que frequentemente não é algorímico, mas sim heurístico ( ver "heuristic").


Footprint
Área de cobertura (de um satélite). A área coberta pela transmissão ou recepção de sinais de um satélite. Geralmente isso é equivalente à área acessível em linha reta do satélite. No caso de um satélite em órbita geostacionária (geostationary), a área sempre fica a mesma, permitindo recepção ou transmissão de sinais por meio do satélite a qualquer hora do dia. No caso de um satélite que orbita a terra, a área de cobertura está em mudança constante, permitindo o uso desse satélite por determinado ponto na terra apenas durante determinado horário, quando o satélite está "em cima do horizonte".


Format
Formato ou layout. Decisões feitas sobre a forma pela qual um recurso didático é apresentado ao aluno podem refletir muito na sua qualidade. Podem afetar o aluno de várias maneiras.


Formative evaluation
Avaliação efetuada durante o processo de ensino-aprendizagem que se destina a melhorar a aprendizagem individual ou a qualidade de alguns aspectos do programa.


Frame
Quadro; porção individual. Parte de material de aprendizagem como, por exemplo, página de texto, ilustração ou tabela em audiovisuais; tela com informação que pode ser reproduzida como "hard copy", em aprendizagem baseada em computador.


Free reception
Recepção livre; recepção isolada. Sentido genérico: recepção de programas educativos livremente transmitidos e distribuidos pelos sistemas de rádio e TV educativas.Sentido específico (Telecurso2000): modalidade de recepção do telecurso cuja audiência é feita pelo aluno em qualquer lugar que possui um aparelho de TV, sem nenhum acompanhamento ou controle.


Frequency
Frequência. A frequência de oscilação de ondas eletromagnéticas. A medida básica é o Hertz, que equivale a um ciclo por segundo. Termo usado também para identificação de um determinado programa ou serviço de telecomunicações.


FTP
FTP. Sigla para "File Transfer Protocol"- sistema de normas técnicas e o software para a transferência de dados de um computador para outro. Um dos usos mais comuns de redes como a Internet é a transferência de programas e aplicativos por meio de FTP.


Full duplex
Full duplex. Sistemas de comunicacão a distância (por exemplo por telefone ampliado ou em redes de computadores) que permitem comunicação completa e constante em ambas as direções. Em sistemas de teleconferências, isso significa que todas as pessoas participando de uma discussão podem falar ou ouvir os outros, exatamente como ocorre em discussões presenciais, sem a necessidade de ligar e desligar chaves ou dar outros sinais para controlar o processo de comunicação.


Functional block
Bloco funcional. Termo técnico da metodologia de planejamento e redação
de material didático chamada de "mapeamento de informações" (information mapping). Os blocos funcionais são os "átomos" de informação através dos quais se formam "mapas" (information map) sobre determinados assuntos que permitem ao leitor identificar, de antemão, quais as partes do material que são relevantes.