M

Markup
Marcação (do texto). Anotações ou códigos acrescentados a um texto para comunicar informação sobre a sua estrutura ou seu conteúdo. No contexto de sistemas de comunicação em redes de computadores como a Internet, é essencial usar padrões internacionais de marcação ou anotação dos documentos postos na rede, para assegurar acesso e controle para outros usuários. Um sistema de anotação de documentos para a WWW é a linguagem HTML.


Mass media
Meios de Massa. Em EAD, é normalmente usado para rádio e televisão educativas, mas alguns sistemas também utilizam os meios impressos, distribuindo materiais didáticos como parte de jornal nacional ou revista especializada.


Mastery learning
Aprendizagem para mestria/proficiência. Dois sentidos: um sistema de ensino-aprendizagem no qual o estudante continua o estudo de um módulo (module) até alcançar um grau predeterminado de conhecimento e habilidade, apenas progredindo quando o desejado grau de "mestria" seja exibido na execução de tarefas apropriadas; a filosofia de ensino-aprendizagem embutida no referido sistema, ou seja, a suposição de que (quase) todo aluno é capaz de alcançar (quase) os mesmos resultados de aprendizgem se o tempo de estudo e os métodos de ensino forem adaptados ao indivíduo. Alguns sistemas de EAD baseiam-se nesta filosofia e utilizam esta metodologia operacional.


Media
Meios/mídias. É o plural da palavra "medium". Algumas pessoas, hoje em dia já não distinguem entre o singular e plural. Esta tendência foi acelerada pela apropriação do termo "multimídia" (multimedia) pelo mundo da informática. A palavra , que na realidade é plural (e geralmente usada como um adjetivo) agora costuma ser usada como um substantivo singular.


Media selection
Seleção de meios. Parte do processo de planejamento ou projeto de um novo sistema instrucional. Trata-se de identificação das características dos objetivos instrucionais a serem alcançados e dos conteúdos a serem comunicados, como base para tomada de decisões sobre os meios de comunicação mais indicados para a aula/atividade.


Media specialist
Especialista em meios instrucionais. No contexto de elaboração de sistemas e materiais para EAD, é o responsável pela comunicação clara e eficaz dos conteúdos identificados pelo especialista no assunto (subject matter expert), e da maneira projetada pelos especialistas no processo de ensino-aprendizagem (instructional design). Ver também: message design; instructional development.


Mediated learning
Aprendizagem através de meios. Literalmente, o termo significa "aprendizagem mediada". Trata-se de qualquer forma de aprendizagem que utiliza materiais didáticos em vez de comunicação presencial com o professor como a fonte das informação ou orientação.


Mediated instruction
Ensino através de meios. O termo costuma ser usado no caso de ensino onde a fonte principal das novas informações é qualquer forma de meio de masssa ou material auto-didático. Não costuma-se usar este termo no caso de ensino presencial onde o professor utiliza slides ou outras ajudas audiovisuais como parte suplementar da sua apresentação.


Medium
Meio/mídia. Em EAD, é o meio de comunicação das mensagens necessárias para ministrar uma determinada aula. É o singular do plural media. Ver também: multimedia


Megahertz
Megahertz (MHz). Medida de frequência de ondas eletromagnéticas. Um milhão de ciclos por segundo (ver: Hertz; Gigahertz)


Mentor
Orientador; gurú. Em EAD, é um orientador que serve como um exemplo ou modelo para os alunos. É geralmente um profissional reconhecido que pode ser consultado pelos alunos para ajudar na solução de problemas práticos ou aplicação dos conhecimentos adquiridos.


Message
Mensagem Em EAD, este termo costuma ser usado como quase sinônimo para material didático. Na realidade, significa a informação que o material pretende comunicar. O termo é usado também no discurso filosófico que surgiu a partir da afirmação polêmica do Marshall McLuhan "the medium IS the message" (o meio É a mensagem). Na realidade, ele estava focalizando o impacto social de novos meios, mas alguns especialistas em comunicação audiovisual interpretaram a afirmação como argumento de que o meio de comunicação usado no processo (de ensino-aprendizagem, por exemplo) é de maior importância do que o próprio conteúdo que ele transmite.


Message design
Elaboração de mensagens. Usado como quase sinônimo para instructional development. O elaborador de mensagens é responsável pela versão final do material didático, seja textual, visual, audiovisual etc. "No processo, o elaborador deve aplicar princípios de comunicação e de ensino-aprendizagem comprovados pelas pesquisas acadêmicas e experiência prática profissional - sem se esquecer de usar bastante a criatividade". (Fleming, M. & Levie, W. 1995. "Instructional Message Design").


Microwave
Microonda. Ondas eletromagnéticas de alta frequência (de ordem de Gigahertz). Sistemas
de transmissão para microondas são usados para distribuição de rádio e televisão, como alternativa à transmissão por satélite, fibra ótica ou cabo.


Microworlds
Micromundos. Termo usado para descrever ambientes de trabalho criados em software que oferecem ao aluno/usuário uma forma de mundo simulado no qual podem ser vivienciadas diversas experiências educacionais. Um exemplo é o ambiente Logo projetado para a aprendizagem de pensamento lógico em matemática e outras disciplinas relacionadas.


Model answer; model solution
Resposta-modelo; gabarito de respostas. Termo usado especialmente para o gabarito de respostas "abertas" com as quais o estudante deve comparar a sua própria resposta para identificar semelhanças e diferenças.


Modem
Modem. Dispositivo que conecta computadores à rede telefônica para permitir a transferência de informações entre máquinas distantes.


Moderator
Moderador. Coordenador de encontro. Em EAD, o moderador é a pessoa que orienta e controla as teleconferências.


Modular principle
Princípio modular. O princípio de planejamento de um curso ou um programa de estudo em forma de módulos ("module") que possam ser selecionados em várias combinações e estudados em várias sequências para melhor atender às necessidades individuais de cada um dos alunos.


Module
Módulo de estudo/ aprendizagem. Dois sentidos: um conjunto de materiais, exercícios e atividades projetado para alcançar determinados objetivos de ensino-aprendizagem (learning module); um texto auto-didático (self-instructional module).


MOO
MOO. Um ambiente MOO é um ambiente MUD ou "multi-user domain" mais sofisticado e orientado por objeto ( MOO = Mud, Object Oriented). É um software em qual os usuários podem criar seus próprios ambientes e outros usuários podem visitar e interagir com os objetos criados. É uma forma de realidade virtual (virtual reality) que permite a criação colaborativa de cenários complexos pelos próprios participantes. Em educação, os MOOs têm sido usados com êxito para a auto-aprendizagem colaborativa de idiomas.


Monitor
Monitor. Dois sentidos: pessoa que acompanha, avalia e apóia o progresso do estudante (quase-sinônimos: facilitator; tutor); um aparelho que recebe informação transmitida eletronicamente e a apresenta visualmente (ver: interface; output peripheral).


Mosaic
Mosaic. Um dos primeiros sistemas de navegação (browser) para a WWW (World-Wide Web) que utilizou uma interface gráfica para facilitar o acesso às informações e tornar o uso de redes mais amigável (user friendly). Hoje está sendo suplantado por outros sistemas como Netscape.


Motivation
Motivação. Elemento essencial para uma aprendizagem eficaz e eficiente em qualquer curso. Um aluno motivado geralmente aprende melhor, mesmo no contexto de um curso mal planejado ou materiais didáticos mal elaborados. Motivação pode surgir pela própria curiosidade do aluno ou interesse em progredir na vida (intrinsic motivation), ou pela ajuda do ambiente de estudo (extrinsic motivation), pelo exemplo do professor e dos colegas de turma ou por eventos reforçadores (reinforcer) que ocorrem em função do empenho e esforço aplicado pelo aluno. Em EAD, é mais difícil promover a motivação extrínseca e, portanto, a eficácia do curso pode depender da presença de um alto grau de motivação intrínseca.


Motivation, extrinsic
Motivação extrínseca. Estudo motivado por fatores externos ao estudante, tais como as exigências de trabalho, a situação econômica, o desejo dos pais ou as forças sócio-culturais.


Motivation, intrinsic
Motivação intrínseca. Estudo motivado por fatores internos ao estudante, tais como curiosidade, interesse pelo assunto ou vontade de estudar.


Mouse
Mouse; ratinho. Periférico de entrada (input peripheral) de um computador que permite a seleção e movimentação de itens na tela pelo processo de apontar e clicar (point-and click).


MPEG
MPEG. Sigla para "Moving Picture Experts Group" que estabelece normas para compressão (compression) e armazenamento de vídeo.


Multi-User Domain
Ambiente multi-usuário (MUD). Tipo de ambiente criado em software que permite interações entre diversos usuários. Ver MUD.


Multiple-choice question
Questão tipo múltipla-escolha. Formato de pergunta muito usado em testes, provas, material didático impresso e alguns tipos de software educacional (courseware).
A vantagem desse tipo de pergunta é a facilidade de processamento dos resultados, especialmente em sistemas de ensino por computador (computer-assisted instruction). A desvantgem é que a facilidade de formulação e do processamento dessas perguntas leva ao uso excessivo de questões do tipo múltipla-escolha mesmo em casos quando essa forma de pergunta não seja a mais indicada de ponto de vista pedagógico.


MUD
MUD. Sigla para "multi-user domain". Uma forma de software que roda em redes e permite a participação de muitos usuários na criação colaborativa e interativa de textos, peças de teatro e demais documentos. Os MUDs surgiram como ambientes para jogos de imaginação e fantasia. Na atualidade estão sendo utilizados também para fins educacionais, tais como desenvolvimento de habilidades de composição literária.


Multi-disciplinary team
Equipe multidisciplinar. No contexto de EAD, o desenvolvimento dos currículos, cursos e, especialmente, dos materiais didáticos costuma ser executado por uma equipe multidisciplinar, composta de especialistas em conteúdo (subject matter expert; SME), especialistas em elaboração de diversos meios/materiais de comunicação (message design; media specialist) e especialistas em planejamento e avaliação do processo de aprendizagem (curriculum design; instructional design). A Open University da Inglaterra era pioneira na aplicação sistemática dessa abordagem. Grande parte do sucesso desta instituição de EAD pode ser atribuida à qualidade superior dos materiais didáticos e esta qualidade, por sua vez, é atribuida ao trabalho em equipes multidisciplinares (Romiszowski, A. J. 1981. "Designing Instructional Systems").


Multi-way communication
Comunicação multi- direcional. Processo de comunicação livre entre todos os participantes. Em EAD, uma situação de ensino-aprendizagem que permite comunicação entre todos os participantes durante toda a aula (contraste: one-way communication; two-way communication).


Multimedia
Multimídia. Significado original em inglês: meios múltiplos utilizados em combinação para apresentar uma mensagem. Recentemente, o termo ganhou novo significado: sistemas de hardware e software capazes de armazenar e apresentar qualquer forma de mensagem por meio de informações digitalizadas.


Multimedia instructional program
Programa instrucional em multimídia / meios múltiplos. Pode referir-se a multimídia digital como, por exemplo, CD-ROM ou uma apresentação que utiliza diversos meios de comunicação.


Multimedia package
Pacote multimídia. Pacote instructional (learning package; instructional package) que utiliza uma combinação de meios. No passado, este pacote poderia conter diversos materiais, cada um necessitando de equipamentos diferentes para sua apresentação (livro, projetor de slides, computador, gravador de vídeo etc.). Na era digital, o pacote pode ter um só componente, como por exemplo um CD-ROM, que apresenta informações em diversas modalidades (texto, audio, visual, audiovisual) por meio de um só equipamento (computador multimídia).


Multiple choice question
Pergunta de múltipla escolha. As perguntas de múltipla escolha costumam ser bastante usadas em materiais auto-didáticos por serem de facil avaliação e supostamente objetivas.


Multiplex
Multiplex. Técnicas que permitem a transmissão simultânea de diversas mensagens pelo mesmo circuito.


Multipoint
Pontos múltiplos; multipoint. Sistema de comunicação entre diversos terminais ou estações (contraste: point-to-point).