S

Satellite
Satélite. Dois sentidos usados em EAD: o sentido mais conhecido é uma estação no espaço que recebe e retransmite dados, conversas telefônicas e programas educativos: o sentido menos conhecido é uma instituição para-escolar vinculada a uma instituição central de ensino, que atua como um local de estudo a distância. Alguns exemplos: o "Telecurso 2000" reúne milhares de telessalas espalhadas por todo Brasil, como se fossem satélites, fornecendo materiais e programas educativos de um ponto central; na Indonésia, grande parte do sistema de ensino secundário ocorre por meio de um sistema "SMP Terbuka", que multiplica o impacto das escolas convencionais existentes pela vinculação de entre 5 e 20 centros de estudo "satélites" localizados nas áreas rurais ao redor de uma escola, onde os alunos estudam diariamente, a distância, por meio de materiais impressos e áudiovisuais, visitando a escola central entre duas e quatro vezes por mês nos fins da semana.


Scanner
Scanner. Periférico de entrada (input peripheral) que permite a captação pelo computador de textos, fotos e gráficos de qualquer material impresso. Viabiliza e barateia a transformação de material didático impresso em componente de um sistema eletrônico de informações capaz de ser utilizado interativamente a distância.


SECAM
Sistema de TV a cores desenvolvido pela França e usado também na USSR. Opera com 625 linhas por "picture frame"e 50 ciclos por segundo. Em termos de operacão é incompatível com o sistema europeu PAL e o norte-americano NTSC.


Self-assessment
Auto-avaliação. Avaliação da aprendigagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto com chaves de correção ou respostas-modelo.


Self-checking exercise
Exercício de auto-correção. Pode utilizar uma chave de correção a ser aplicado pelo próprio aluno, ou um algoritmo mais sofisticado de correção aplicado pelo computador.


Self-directed learner
Estudante/aluno autônomo. Ver: "autonomous learner"; "learner centered".


Self-help group
Grupo de apoio mútuo. A formação de grupos de auto-apoio mútuo é uma técnica utilizada para aumento da eficácia do ensino a distância.


Self-instruction
Auto-instrução. Ver também "programmed instruction" ; "self study module".


Self-instructional materials
Materiais auto-instrucionais. Materiais projetados para substituir, o professor, até um certo grau, no no processo de ensino. Além da apresentação do conteúdo temático, estes materiais oferecem oportunidades para aplicação e prática dos novos conhecimentos e fornecem testes de auto-avaliação para permitir que o próprio estudante avalie seu progresso (exemplos: computer assisted instruction; programmed instruction; self-study module).


Self-study module
Texto auto-didático. Texto que incorpora exercícios de auto-avaliação e outros recursos projetados para substituir o professor ou tutor no processo de ensino-aprendizagem (ver: programmed instruction; self-instructional materials).


Server
Servidor. Em sistemas modernos de computação distribuida, necessários para comunicação a distância em redes, costuma-se utilizar a configuração cliente-servidor (client-server) na qual grande parte das informações reside em um computador principal (o servidor) e os usuários do sistema acessam as informações e trabalham com elas a distância por meio dos computadores-clientes ligados ao servidor pela rede.


Skill
Habilidade. Ver também "competency".


Slide
Slide; diapositivo. O termo é usado também para qualquer outro tipo de apresentação gráfica estática, inclusive as telas de uma apresentação de palestra, desenvolvida em Powerpoint ou outro software de autoria.


SLIP
SLIP. Sigla para "Serial Line Internet Protocol", que permite a conexão de um computador à Internet por meio de modem e linha telefônica.


SME
Especialista em conteúdo/disciplina. A sigla, muito usada sem explicações do "subject matter expert"


Software
Software; programas; material didático. O termo surgiu como gíria no contexto da informática. Já que os equipamentos (computadores e periféricos) ganharam o apelido de "ferragens" ("hardware"), os programas que rodam dentro das máquinas chegaram a ser chamados de "software" (jogo de palavras: hard/soft = duro/mole). Na educação, e especialmente em EAD, os dois termos foram adotados para distinguir os meios de comunicação e as mensagens por eles transmitidos (medium; message). Nos últimos anos, com o crescente uso da informática na educação, houve muita confusão entre os dois sentidos da palavra "software". Como resultado, surgiram novos termos, como "software educativo" e "courseware".


Stimulus
Estímulo. Termo técnico da teoria behaviorista (behaviorism) que procura explicar a aprendizagem como formação de sequências complexas de estímulos e respostas (response).


Stimulus material
Material didático. Termo frequentemente usado como sinônimo para material didático.
É o material que estimula o estudante a fazer o esforço necessário para aprender e fornece os exercícios e as atividades que oferecem as oportunidades de prática e avaliação.


Structured writing
Redação estruturada. Técnicas de elaboração de material didático que apresentam a estrutura do assunto sendo comunicado, além do seu conteúdo. Exemplo: "information mapping".


Study center
Centro de estudo; teleposto; telessala. Em EAD, um local onde os alunos podem encontrar apoio, seja pelo estudo de material suplementar (ver: learning center), seja pelo estudo em grupo (group learning). Contrastar com learning center.


Study circle
Circulo de estudo. Uma forma de grupo de estudo (study group).


Study group
Grupo de estudo. Ver: study circle; self-help group; autonomous learning group; group tutorial.


Study guide
Guia de estudo. Material didático que orienta o uso de outros materiais e execução de diversas atividades de aprendizagem e avaliação.


Study habits
Hábitos de estudo Ver: "learning style"; "cognitive style".


Study unit
Unidade de estudo. Ver: "module", "package", "packet".


Subject matter expert
Especialista no conteúdo/assunto. Um dos três elementos essenciais de uma equipe multidisciplinar (multidisciplinary team) de planejamento e desenvolvimento de um curso (course team).


Subject specialist
Especialista de conteúdo/assunto. Ver: subject matter expert; SME; course team; multidisciplinary team.


Summary
Sumário. Um dos elementos importantes de um material didático qualquer, especialmente no caso de utilização do mesmo em regime de estudo individual ou a distância. Um sumário geralmente encontra-se no final da lição ou do módulo, atuando como resumo do que acabou de ser estudado e como material de referência posterior, ou ajuda de trabalho (job performance aid). Mas, em alguns sistemas de elaboração de material auto-didático, o sumário é colocado no início do módulo, atuando como uma forma de guia e instrumento de avaliação diagnóstica (diagnostic test) que permita ao estudante decidir quais as partes do material apresentado são de maior importância ou dificuldade e, assim, orientando um estudo autônomo e individualizado do material. Neste sistema, o sumário não é igual a, nem substitui, uma introdução ao módulo (introduction).


Summative evaluation
Avaliação somativa. Avaliação efetuada no final de um processo de ensino-aprendizagem que se destina a apresentar conclusões sobre os estudantes ou o programa como um todo, para
a tomada de decisões.


Surf
Surfar; navegar. Termo coloquial para navegação na Internet, outras redes, ou até os canais de TV a cabo, sem objetivo específico mas para ver o que se encontra de interesse.


Synchronous communication
Comunicação sincrônica. Processo de comunicação no qual as mensagens emitidas por uma pesssoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas. Exemplos: ensino presencial; conferências telefônicas (telephone conference); vídeotelconferências (videoconference). Contraste e compare com comunicação assincrônica (asynchronous communication).


Systemic/systems approach
Enfoque sistêmico. Abordagem à solução de problemas complexos e probabilísticos baseada em conceitos e princípios de cibernêtica ("cybernetics") e teoria geral de sistemas ("general systems theory").