G

General systems theory
Teoria geral de sistemas. Teoria interdisciplinar que explica o funcionamento de sistemas complexos. É parte da cibernética ("cybernetics").


Geostationary
Geoestacionário. Um satélite em órbita de altura que resulta na rotação do satélite ao redor da terra com a mesma velocidade angular da terra. O resultado é que o satélite acompanha a rotação da terra e parece estacionário, sempre sobre o mesmo ponto na terra. Esta órbita é chamada de órbita de Clarke. O escritor de ficção científica Arthur Clarke foi o primeiro
a sugerir o uso dessa técnica (em 1945) antes que os primeiros satélites de comunicação fossem produzidos. A importância dessa técnica para a EAD é que um satélite em órbita geoestacionária garante transmissão de programas e outros serviços de telecomunicação a qualquer hora, para uma região predeterminada da terra, o "footprint"do satélite. Uma rede de satélites geoestacionários, posicionados cuidadosamente em pontos diferentes da órbita do Clarke pode providenciar uma cobertura de comunicação sobre qualquer área do mundo que se deseje.


Gigahertz
Gigahertz (GHz). Um bilhão de ciclos por segundo. Sinais acima de 3 GHz são chamados de microondas (microwaves). Ver: Hertz; Megahertz.


Goals
Objetivos ; metas. Termo usado para descrever os objetivos gerais, não quantificados, de um projeto ou curso. Ver a relação com "aim of teaching".


Glossary
Glossário. Materiais didáticos para EAD quase sempre contém glossários de termos técnicos usados no texto principal. Em software educacional interativo, o glossário pode ser parte da "interface" que permite a livre navegação pelo conteudo.


GOPHER
GOPHER. Um sistema de normas técnicas (protocol) projetado para facilitar a navegação na Internet para encontrar as informações desejadas.
Um dos primeiros sistemas de navegação (browser) da Internet, que utiliza comandos de texto em vez da interface gráfica que é aspecto característico do ambiente Windows e dos mais modernos sistemas de navegação como Mosaic e Netscape.


Group learning
Aprendizagem em grupo. Em EAD "tradicional", aprendizagem em grupo ocorre quando alunos que moram em um local formam um grupo autônomo de estudo ( autonomous study group; study group; self-help group) ou quando o sistema fornece tutores ou orientadores locais que reúnem os alunos periodicamente (group tutorial) em centros de estudo ou telesalas (study centre). Na EAD "moderna" utiliza-se também "grupos virtuais" (virtual group).


Group tutorial
Tutorial em grupo. Em sistemas de EAD que fornecem tutores locais, ou telessalas, o tutor reúne os alunos periodicamente para uma aula presencial.


Groupware
Software para trabalho colaborativo. Ambientes de trabalho implementados em redes de computadores para permitir que grupos de pessoas trabalhem colaborativamente a distância, no mesmo documento/projeto.


Guide
Orientar; orientador. Em EAD: orientador de aprendizagem.


Guidance
Orientação; direção. Orientação da aprendizagem; orientação profissional, moral, geral ou de carreira.


Guided discovery
Descoberta dirigida. Técnica de organização do processo de ensino que ajudar o aluno a descobrir certos princípios ou conceitos pré-estabelecidos.


Guided discussion/ conversation
Intercâmbio didático dirigido. Técnica de trabalho em grupo usado em teleconferências.