C

Carrier
Provedor de serviços de comunicação. Termo usado como sinônimo para companhia de prestação de serviços de telecomunicação. Também usado para descrever o sistema usado para prover os serviços de comunicação (ex: cabo, satélite).


Case study
Estudo de casos. Na EAD "tradicional" (por correspondência) é difícil implementar metodologias do tipo estudo de casos, por falta de um ambiente de comunicação multidirecional (multi-way communication) necessáro para veicular a discussão. Já na EAD "moderna", por meio de teleconferência (teleconference) ou CMC (Computer Mediated Communication) torna-se muito mais fácil incorporar estudo de casos e outras metodologias semelhantes.


CATV
CATV. Sigla para "Community Antenna Television", um termo usado nos EUA para sistemas comunitários locais de TV. Estes sistemas muitas vezes são os maiores provedores de programas de TV educativa, sendo mais orientados para a sociedade local do que para comércio e grandes audiências.


CCITT
CCITT. Sigla do "Consultative Committee for International Telegraphy and Telephony". Parte da União Internacional de Telecomunicações. A principal organização mundial para definição de normas de telecomunicação.


CD-ROM
CD-ROM. Disco ótico compacto que armazena as informações permanentemente - não é regravável (inglês: Compact Disc - Read Only Memory).


Cellular telephone
Telefone celular. Telefone que se comunica com a rede telefônica geral de um local remoto pela transmissão de sinais entre uma rede de antenas. A telefonia celular pode vir a ser de grande importância na EAD pois permitirá que escolas e indivíduos localizados em áreas não servidas pelas redes convencionais de telecomunicação participem de programas e conferências a um custo razoável de investimento inicial.


Channel Canal
Um caminho de transmissão de dados entre dois pontos de um sistema de comunicação.Também a frequência de transmissão de um determinado programa ou serviço de telecommunicações.


Chat
Chat; discussão em grupo na rede. Ambiente criado na rede de computadores para conversas e discussões por grupos "virtuais" em tempo real (real time). É um exemplo de comunicação sincrônica em redes ("synchronous communication").


Choice of media
Seleção de meios/mídias. Sinônimo: "media selection".


Client-server
Cliente-servidor. Nos modernos sistemas de computação distribuida, necessários para comunicação a distância em redes, costuma-se utilizar a configuração cliente-servidor no qual grande parte das informações reside em um computador principal (o servidor) e os usuários do sistema acessam as informações e trabalham com elas a distância, por meio dos computadores-clientes ligados ao servidor pela rede.


Closed circuit
Circuito fechado. Genêrico: sistema de distribuição de programas de vídeo ou TV a uma audiéncia pré-definida ou "fechada" por meio de cabos ligando os televisores, ou pela distribuição de cópias de fitas gravadas. Específico: sistema de distribuição de teleaulas de um telecurso a uma audiéncia selecionada e fechada, pela distribuição dos programas de TV aos participantes em forma de fitas de vídeo, sendo necessário, potanto, a utilização de aparelhos de vídeocassete além de televisores.


CMC
Comunicação mediada por computador (CMC). Ver: computer mediated communication


CNPq
CNPq. Sigla do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão brasileiro que financia pesquisa científica. Mantém a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que, como a NSFnet nos EUA, promove e sustenta grupos de pesquisadores que trabalham a distância interligados por redes de computadores.


CODEC
CODEC. Contração do termo "COder-DECoder". Um dispositivo (hardware) para converter sinais análogos (analog) em sinais digitalizados (digital) e vice versa.Componente importante em sistemas de áudio e vídeo teleconferência, pois a velocidade de conversão é o fator que governa a qualidade da comunicação.


Cognitive domain
Domínio cognitivo. Ver: affective domain; psychomotor domain; interpersonal domain .


Cognitive structure
Estrutura cognitiva. Conjunto de conceitos e regras que uma pessoa aplica para lidar com determinados tipos de problema ou para explicar ou entender determinados fenómenos. Na EAD moderna, através de meios eletrônicos de comunicação interpessoal, torna-se mais fácil atender ao desenvolvimento de estruturas cognitivas apropriadas.


Cognitive style
Estilo cognitivo. Método usual ou preferido de pensamento e/ou aprendizagem de um indivíduo.


Collaborative learning
Aprendizagem colaborativa. Trabalho em grupos, dividindo as tarefas de aprendizagem entre os membros, juntando os esforços individuais para o bem do grupo. Contrastar com "cooperative learning"


Communication media
Meios (mídias) de comunicação. Usado em dois sentidos: o processo de comunicação de informações entre os alunos e professores (meios auditivos, meios visuais, meios audiovisuais - ver áudiovisual); os sistemas/materiais específicos (text, module, television, videocassette, audiocassette, radio, computer conference, Internet).


Communication technology
Tecnologia de comunicação. Dois sentidos: o processo de aplicação das ciências de comunicação à solução de problemas práticos de planejamento e implementação de sistemas de comunicação; os novos sistemas de comunicação baseados em telecomunicação e informática (ver telematics ).


Compact disc
Disco(s) compacto(s). Em português, geralmente usa-se a sigla CD em vez do termo completo.


Competency
Competência; mestria. Domínio de uma tarefa especifica. Habilidade prática adquirida como resultado de um curso.


Competency-based instruction
Instrução para competência. Programa ou curso de ensino voltado para desenvolvimento de determinadas habilidades ou tarefas e avaliado pelo grau de domínio das mesmas demonstrado pelo aluno.


Compression
Compressão (de dados). O processo de redução de um sinal digital para ocupar menor espaço no canal de transmissão ou dispositivo de armazenamento de dados (ex: disco do computador). É essencial em qualquer sistema de transmissão de áudio e vídeo a longa distância.


Computer assisted learning (CAL)
Aprendizagem assistida ou apoiada por computador. Usado às vezes como termo genérico que inclui todos os métodos de uso do computador no ensino-aprendizagem.Alguns autores fazem questão de reservar este termo para situações nas quais o aluno usa o computador como uma ferramenta de apoio. Contrastar com tutoria por computador, ou "computer assisted instruction (CAI)".


Computer assisted instruction (CAI)
Instrução/tutoria assistida ou apoiada por computador. Uso do computador como "máquina de ensino" para apresentar informações e exercícios de forma dirigida e controlada. Contrastar com outras formas de uso do computador na educação: simulação por computador (computer simulation); tele-conferências (computer conferencing); outras formas de trabalho de grupos virtuais (computer mediated communication - CMC); micro mundos (microworlds); etc.


Computer based instruction (CBI)
Instrução baseada em computador. Sinônimo para computer assisted instruction (CAI).


Computer based training (CBT)
Treinamento baseado em computator. Aplicação do computador no treinamento ou formação profissional. É quase sinônomo para "Computer Assisted Instruction (CAI)".


Computer conference
Teleconferência computadorizada. Uso de redes de computadores como meio de troca de idéias entre pessoas separadas por distância ou tempo.


Computer graphics
Computação gráfica. Dois sentidos: o processo de computação gráfica usado para criação de comunicação visual por computador; os produtos deste processo - gráficos, desenhos, animações, realidades virtuais (virtual reality).


Computer-managed instruction (CMI)
Administração do processo de ensino por computador. Uso do computador para gerenciar o processo de ensino-aprendizagem, mantendo dados sobre o progresso de cada aluno e gerando relatórios para orientar os tutores.


Computer-marked assignments
Tarefas de estudo avaliadas e corrigidas por computador. Pode ocorrer em EAD "tradicional" quando o tutor usa o computador para processar os exercícios que os alunos entregam em material impresso. Na EAD "moderna" ocorre quando o aluno entra em interação direta com o computador (ver: computer assisted learning; comuter assisted instruction; computer managed instruction).


Computer Mediated Communication
Comunicação Mediada por Computador (CMC). Termo genérico para qualquer forma de comunicação por meio de computadores interconectados em redes. Existem diversas variações: conferências sincrônicas (salas de Chat, ambientes MUD e MOO); conferências assincrônicas como o correio eletrônico grupal ou listserve; ambientes para discussão educacional, tais como CoSy ou PARTI e software para colaboração (groupware) tais como LotusNotes.


Computer Science Informática
As ciências de computação. Usado tanto para as ciências físicas e eletrônicas que governam o funcionamento dos computadores e seus componentes, como para as ciências de informação que governam o planejamento de programas de computação.


Computer simulation
Simulação por computador. Uso do computador como um
"laboratório", permitindo ao aluno estudar um processo ou fenômeno de maneira interativa.


Computer terminal
Terminal de computador. Em geral significa um terminal "mudo" acoplado por rede a um computador distante.


Concept map
Mapa conceitual. Um gráfico que representa a estrutura de uma área de conhecimento, mostrando as interligações entre os conceitos específicos.


Conceptual knowledge
Conhecimentos conceituais. No ensino e no planejamento instrucional é útil distinguir "conceptual knowledge" e "factual knowledge".


Constructivism
Construtivismo. Posição teórico-filosófica/teoria de aprendizagem, o construtivismo considera a construção pelo aluno do seu próprio saber como o aspecto mais importante do processo de ensino-aprendizagem. A visão construtivista de cognição não é uma situação nova, já que suas raízes filosóficas antecedem a moderna psicologia de aprendizagem; mas está, hoje, recebendo maior atenção por parte dos educadores. Alguns estudiosos do assunto (Fostnot,1991), por exemplo, mencionam que, enquanto a epistemologia construtivista vem sendo bem entendida pelos educadores, suas implicações para o ensino/design instrucional ainda não estão no mesmo patamar.


Continuing education
Educação continuada. Sistemas educacionais que possibilitam a atualização profissional contínua, ou desenvolvimento cultural e geral ao longo da vida (veja "permanent education").


Continuous assessment
Avaliação contínua. Sistema de acompanhamento e avaliação do aprendizado baseado em medidas regulares e cumulativas ao longo do curso ou processo.


Control, learner/user
Controle pelo estudante/usuário. Em EAD, a característica do curso ou material didático que permite ao usuário selecionar seu próprio conteúdo, rítmo de estudo, método de aprendizagem etc.


Controlled reception
Recepção controlada. Sentido genérico: participação individual e independente em cursos ministrados a distância, mas com alguma forma de registro e controle da participação e do rendimento.Sentido específico (Telecurso2000): modalidade de recepção de teleaulas cuja audiência é feita em qualquer lugar em que haja um aparelho de TV disponível, prevendo-se, contudo, a frequência ao centro controlador para acompanhamento pelo orientador de aprendizagem em dia e horário previamente combinados.


Conventional education
Educação convencional. Muitos autores contrastam educação a distância e educação convencional (ou seja, presencial). Na medida em que a educação a distância vem se popularizando, esta distinção vem perdendo sua utilidade.


Conversation
Conversa; discussão. Em EAD, é importante providenciar amplas oportunidades para conversa entre os estudantes e tutores/orientadores. Ver: "guided discussion"; "virtual classroom".


Cooperative learning
Aprendizagem cooperativa. Processo de aprendizagem em grupo. Pode ter, ou não, as características de colaboração (veja "collaborative learning").


Correspondence course
Curso por correspondência. Hoje em dia, esta forma de EAD é frequentemente chamada de "tradicional". Entretanto, em alguns casos, cursos por correspondência continuam sendo a melhor opção e, em muitos casos, os cursos "modernos" na Internet não deixam de ser "por correspondência".


Correspondence study
Ensino, ou estudo, por correspondência. O sistema mais antigo de EAD, baseado em material básico impresso e tutoria por correspondência (correspondence course; correspondence tutorial; tutoring by correspondence).


Correspondence school
Escola de educação ou ensino por correspondência. Escola que oferece cursos e/ou programas de formação ou atualização profissional por meio de ensino por correspondência. Pode operar em regime de sistema fechado, divulgando os materiais didáticos e fornecendo serviços de tutoria apenas aos alunos previamente matriculados para o curso inteiro. Pode também operar em regime de sistema aberto, distribuindo os materiais através das livrarias ou bancas dos jornais e oferecendo serviços de tutoria, sob demanda, mesmo sem matricula prévia e sem compromisso por parte do aluno de estudar um curso completo pré-determinado.


Correspondence tutorial
Tutoria por correspondência. Troca de correspondência entre o aluno e o tutor. Geralmente, o termo significa a troca de cartas pelo correio, em contraste com outras formas eletrônicas ( veja "email").


Cost-benefit
Custo-benefício. Um índice econômico usado para comparação de soluções alternativas a determinado problema. É uma razão entre o valor (em dinheiro) e o custo (em dinheiro) de uma solução (contraste: cost-effectiveness ).


Cost-effectiveness
Custo- efetividade. Um índice de avaliação de um determinado projeto, usado para comparar alternativas. Em contraste ao índice "cost-benefit", o fator "efetividade"não é quantificado em termos de dinheiro mas em termos dos resultados esperados.


CoSy
Sistema CoSy para teleconferências por computador. O software CoSy (acrônimo para Conferencing System) foi desenvolvido no Canadá na Universidade de Guelph. Foi usado por várias instituições de EAD, como na Open University, da Inglaterra, desde 1988).


Counsellor
Orientador de aprendizagem. Termos relacionados e quase-sinônimos: tutor, mentor, facilitator, moderator.


Course design
Planejamento ou projeto do curso. Concepção do curso: levantamento das necessidades; definição dos objetivos; seleção dos conteúdos, dos métodos de ensino e dos meios de apresentação; etc. Contrastar com "course development". Veja também "instructional design".


Course development
Desenvolvimento do curso. Elaboração dos materiais didáticos, roteiros das aulas, exercícios e testes, conforme o plano ou projeto do curso (course design). Veja também "instructional development".


Instructional material
Material didático; material de ensino. A palavra "instruction" (instrução) é usada nos EUA de uma maneira muito mais geral do que no Brasil (ou Inglaterra, Austrália, etc.) para significar "ensino" em todas as suas formas e não apenas "instrução como fazer algo". Em outros paises da lingua inglesa costuma-se usar o termo "teaching material".


Course of study; study plan
Plano de estudo Em EAD o plano de estudo pode ser um instrumento importante voltado para a individualização do curso e adaptação do conteúdo programático às necessidades de cada um dos participantes.


Course team
Equipe do curso. Na EAD, especialmente na Open University da Inglaterra, a equipe do curso inclui o pessoal docente (subject matter expert, SME), tecnólogos educacionais (educational technologist, instructional design) e pessoal de produção de material didático (message design; instructional development), que trabalham de maneira colaborativa como uma equipe multidisciplinar(multidisciplinary team).


Course tutor
Tutor de um curso. Em EAD é um elemento de grande importância na provisão de orientação e feedback aos participantes.


Courseware
Software educacional. Termo recentemente criado para distinguir o material didático apresentado por meio de computador das outras formas de software (programas).


Credit; credit unit; credit point
Unidade de crédito. Unidade de medida do progresso de curso ou programa de estudo. Por exemplo, na Universidade Aberta de Portugal uma unidade de crédito representa o equivalente a 22 horas estimadas de estudo.


Credit-unit system; credit-point system
Regime de créditos. Sistema de controle e administração do curso por meio de unidades de crédito.


Cross-Cultural
Acrós culturas. Termo bastante usado hoje em dia devido ao intercâmbio de experiências entre pessoas e grupos até de diferentes nacionalidades. Ver também intercultural.


Cultural Factors
Fatores Culturais. Conjunto de atitudes e valores que tendem a caracterizar grupos, distinguindo-os de outros. São importantes para o significado que as pessoas dão às suas experiências educacionais.


Curriculum
Currículo. "Por não estar sujeito a uma rigidez de uma estrutura escolar obrigatória, o currículo em educação a distância tem maior maleabilidade para acompanhar o rítmo da inovação científica." (Ferreira, R. 1985."A motivação do adulto", Instituto Português de Ensino a Distância, p.37).


Curriculum design
Planejamento curricular. O processo de análise de necessidades, ou avaliação de discrepâncias, que leva à definição dos objetivos globais, áreas de conteúdo prioritário, estrutura geral e abordagem preferida em relação aos métodos e meios de ensino-aprendizagem a serem incorporados em determinado curso ou programa de estudos.


Cybernetics
Cibernêtica. A ciência que estuda o funcionamento e o controle de sistemas complexos. Ver também "general systems theory".


Cyberspace
Ciberespaço. O mundo "virtual" no qual as pessoas interagem por meio de redes de computadores. A palavra foi inventada por William Gibson no livro de ficção científica "Neuromancer", mas hoje em dia já faz parte da linguagem coloquial, usado, por exemplo, como sinônimo da Internet.