Narrowband
Baixa capilaridade. Circuitos de telecomunicação de baixa capacidade, como os sistemas convencionais de telefonia, que servem para transmissão de voz. Contraste: broadband.
Needs assessment
Levantamento de necessidades No contexto da EAD, trata-se do processo de levantamento de necessidades globais para planejamento de um curso geral, ou de necessidades individuais para planejamento de programas individuais/personalizados.
NetScape
NetScape. Sistema de navegação (browser) para a WWW (World-Wide Web) atualmente mais usado. Utiliza uma interface gráfica, seguindo o modelo do seu precursor Mosaic. Atualmente, o grande sucesso da WWW, e portanto da NetScape, está ocasionando o lançamento de sistemas parecidos pela Microsoft e muitas outras empresas de desenvolvimento de software.
Network
Rede. Em EAD existem diversos sentidos importantes: a rede de contatos pessoais e interpessoais entre os participantes de um curso (mesmo a distância) que permitem a formação de grupos de estudo e apoio mútuo de aprendizagem (autonomous study group, study group, self-help group); a rede física de comunicação entre os participantes, que pode ser uma combinação de várias redes (telefônica, LAN, WAN, Internet); a rede de informações estruturadas e interligadas organizada na forma de hipertexto ou hipermídia (hypertext; hypermedia) ou de material auto-didático que permite a seleção livre e inteligente das partes relevantes para o estudo (information map, information mapping, functional block); a rede de conceitos e princípios que determinado aluno construiu na sua mente sobre uma área de estudo, ou seja, a rede semântica (semantic network), estrutura cognitiva (cognitive structure), ou rede conceitual (conceptual network) criada na mente do aluno como resultado de estudo.
NII
NII. Sigla para o projeto "National Information Infrastructure" do governo norte-americano. Conhecido coloquialmente como a "Information Superhighway". Promete a instalação futura de um sistema nacional de telecomunicações muito mais poderoso do que o existente hoje em dia. Como se trata de um projeto político que necessita de enormes investimentos, não se sabe se e quando a Information Superhighway se tornará realidade.
Node
Nó. Dois sentidos: um ponto de concentração em uma rede de comunicação onde diversas linhas convergem e se interligam; uma unidade de informação (uma tela, uma página, um módulo) em um sistema de hipertexto (hypertext) ou hipermídia (hypermedia).
NSF
NSF. Sigla da "National Science Foundation", o órgao norte-americano que promove e financia pesquisas científicas (como o CNPq no Brasil). No contexto da EAD, a importância da NSF foi a rede NSFnet que permitiu pesquisadores norte-americanos trabalharem a distância em equipes "virtuais" de pesquisa.
NSFnet
NSFnet. Rede que interligava as universidades e outros centros de pesquisa nos EUA. Evoluiu da rede de segurança nacional ARPAnet montada na época da guerra fria. Foi administrada e mantida pela National Science Foundation (NSF). O equivalente da NSFnet no Brasil é a Rede Nacional da Pasquisa (RNP). A importância dessas redes no contexto de EAD é que elas demonstraram a viabilidade de trabalho acadêmico em grupos "virtuais" a distância, sem a necessidade de pesquisadores se deslocarem ou trocarem de emprego (veja: telecommuting). Hoje, a NSFnet é absorvida pela Internet e não existe mais como uma entidade separada.
NTSC
NTSC. Sigla para "National Television Standards Committee" o órgão que estabeleceu as normas norte-americanas de transmissão de sinais de televisão (contraste: PAL; SECAM).