I

Icons
Ícones. Símbolos visuais utilizados para representar ações ou circunstâncias. Indicam a necessidade de uma ação particular ou reposta do usuário.


Ilustrations
Ilustrações. Podem referir-se a uma série de sinais gráficos usados em figuras e textos. Alguns exemplos são: diagramas, gráficos e mapas.


Implementation
Implementação. Pode ter dois significados: interação de uma inovação com seu ambiente - uma macro-definição apropriada para ver o processo de fora; atuais atividades dos envolvidos no uso de uma inovação- nível micro. Ver "innovation".


Independent learner.
Aprendiz autônomo ou independente. Estudante que está dirigindo seu próprio programa de estudo, tanto em termos do conteúdo como em termos dos métodos de estudo.


Independent study
Estudo autônomo ou independente. Processo de estudo independente, que nem sempre significa estudo individual. Pode ser em grupo independente da direção do professor ou da instituição.


Index
Índice. O índice (ou outro sistema de referência e consulta) é um componente de grande importância em qualquer material didático a ser usado em EAD.


Individualization
Individualização. Em EAD, como em qualquer processo educativo, é necessário considerar as diferenças individuais já que estão presentes em qualquer grupo de alunos. Ver individualized learning.


Individual tutorial
Tutorial individual. Aula/orientação para um só aluno. Em EAD, esta orientação pode ser dada assincronicamente, por meio de correio eletrônico. Ver também "asynchronous communication".


Individualized learning
Aprendizagem individualizada. Processo de adaptação do conteúdo e dos métodos de ensino às necessidades e ao estílo de aprendizagem de cada aluno.


Individualized teaching
Ensino individualizado. Processo de ensino individual ou em grupos pequenos, permitindo ao professor atender aos problemas/necessidades de aprendizagem de cada aluno.


Industrialized learning
Aprendizagem industrializada. Termo usado para sistemas de EAD em larga escala, processando grandes números de estudantes por ano em cada curso. O termo é associado a conceitos de custo-efetividade (cost-effectiveness) da EAD. (Ver também: industrialized system).


Industrialized system
Sistema industrializado. Um sistema semelhante ao processo de produção industrial, tendo implícitos os conceitos de produtividade, divisão de trabalho, produção em massa, entre outros. Muitas vezes o termo é utilizado como crítica aos grandes sistemas de EAD que deixam de atender às necessidades e diferenças individuais dos seus estudantes.


Informatics
Informática. As ciências e tecnologias aplicadas de computação e processamento de dados (veja "computer science").


Information map
Mapa de informação. Uma unidade de apresentação de informação que apresenta as seguintes características: é restrita a um assunto bem definido, contém todas as informações que possam interessar a qualquer pessoa que venha a estudar o referido assunto; as informações são organizadas em "blocos funcionais", cada bloco contribuindo apenas a um aspecto específico da mensagem total (definição, exemplo, ilustração, sinônimo, procedimento etc); cada bloco de informação sendo completo e auto-suficiente, de maneira que o leitor possa ler os blocos em qualquer sequência sem perder o sentido da mensagem; cada bloco tem um título funcional que identifica para o leitor a contribuição específica do seu conteúdo sem a necessidade de leitura prévia do mesmo; o estilo da redação do conteúdo utiliza linguagem simples e diversas técnicas de comunicação e memorização de informações, baseadas em princípios comprovados por pesquisa em vários campos de psicologia e de teorias de comunicação e motivação. Um "atlas" de mapas de informação é o resultado do processo de "mapeamento de informações" (information mapping).


Information mapping
Mapeamento de informações. Metodologia de elaboração de textos, fortemente baseada em princípios e pesquisas de ensino, aprendizagem e comunicação. Os textos têm as características de hipertexto (hypertext) e contêm sistemas de organização e índices que permitem ao usuário encontrar com rapidez as informações relevantes (ver: feedforward).
Os "elementos" de uma rede de informações assim elaborada são os "mapas de informação" (information map). Cada mapa é construido de um certo número de "blocos funcionais" (functional block). O resultante sistema de informações é modular até o nível do bloco (equivalente a um parágrafo), que permite ao usuário um alto grau de controle sobre sua leitura. Pesquisas mostram reduções de tempo de leitura e de dificuldades de compreensão ou aplicação das informações da ordem de 70% ou mais.


Information Superhighway
Supervia de informação. Termo "político" inventado nos EUA para descrever os futuros sistemas nacionais de telecomunicações de enorme velocidade e capilaridade (bandwidth), capazes de transmitir qualquer forma de informações em grandes quantidades. O termo oficial é a "National Information Infrastructure" ou NII. Promete, entre outras coisas, fornecer mais que 500 canais de TV para todo o país, um recurso potencial que está despertando o interesse de educadores pelo seu potencial para EAD. É comum ouvir o termo usado como sinônimo para a Internet, mas isso não é correto.
A capacidade e velocidade da atual Internet é muito pequena em comparação com os projetos da NII.


Information technology
Informática; tecnologia de informação. Dois sentidos: o processo de aplicação de ciências da informação na solução de problemas práticos de planejamento, desenvolvimento e implementação de sistemas de processamento de informação; o uso mais popular é como sinônimo para a informática (informatics; computer science).


Innovation
Inovação. Idéia ou prática que é percebida pelo indivíduo ou outra unidade de adoção como nova. No que concerne ao comportamento humano, pouco importa se a idéia é "objetivamente" nova. Sendo nova para o indivíduo, é uma inovação.


Input peripheral
Periférico de entrada. Qualquer instrumento usado para alimentar um computador com os dados necessários para determinada tarefa (ex: teclado, mouse, scanner, light-pen).


In-service training
Treinamento em serviço. Na atualidade, grande parte de treinamento em serviço está sendo implementado através de EAD. Ver também "electronic performance support system"ou "EPSS".


Instruction
Instrução; ensino. Nos EUA, este termo costuma ser usado no sentido genérico de "ensino". Em alguns outros países, significa o processo de "ensino dirigido" ou "instrução prática".


Instruction, programmed
Instrução programada. Técnica de ensino em passos pequenos, geralmente por meio de texto ou outro material didático "programado".


Instructional design
Planejamento/proje-to instrucional. A fase de concepção do sistema de ensino-aprendizagem e de todos seus aspectos operacionais, sistemas de avaliação, seleção de métodos e meios instrucionais e projeto de materiais instrucionais a serem adquiridos ou elaborados.


Instructional development
Desenvolvimento do sistema instrucional. A fase de elaboração, avaliação formativa (formative evaluation) e produção dos materiais didáticos e todos os outros componentes do sistema de ensino. Ver também: message design.


Instructional material
Material didático. Ver também "educational material" e "teaching material".


Instructional program
Programa instrucional. Material auto-didático, elaborado segundo os princípios de instrução programada. Ver "programmed instruction/ learning" e instruction, programmed ".


Instructional technology
Tecnologia instrucional/ educacional. Este termo é preferido nos EUA. Muitos outros países preferem utilizar "educational technology" ou "learning technology".


Integrated network
Rede integrada. Termo usado em vários sentidos, mas sempre enfatizando a utilização de um sistema físico (a rede) para diversas funções. Um exemplo é ISDN (Integrated Services Digital Network).


Integrated Services Digital Network
Rede digital de serviços integrados(Usa-se "ISDN"). Sistemas modernos digitais de ISDN são capazes de transmitir diversos tipos de informações (telefone, televisão, dados, programas etc.), simultaneamente, pelo mesmo sistema físico ou canal (channel). Sistemas ISDN têm capacidade e velocidade mais altas que os sistemas convencionais de telecomunicações. Podem ser as bases da prometida "supervia de informações" (Information Superhighway) que está sendo projetada para o futuro pelo governo dos EUA.


INTELSAT
INTELSAT "International Telecommunications Satellite Organization". A organização que opera uma rede de satélites para transmissões internacionais.


Interaction
Interação. A troca de informação entre os participantes do processo de ensino/aprendizagem. Em EAD, existem várias formas de interação: (guidance; conversation; guided conversation; feedback; feedforward; etc).


Interactive
Interativo. Muitos tipos diferentes de materiais didáticos são chamados de "interativos". Alguns deles são apenas interativos no sentido de oferecer pistas alternativas de navegação (ver "feed-forward"). Outros são interativos no sentido de corrigir os erros do aluno e oferecer novas explicações e oportunidades de prática (ver "feedback"). Ainda outros são interativos no sentido de adaptação ao comportamento do aluno/usuário (ver "simulation").


Interactivity
Interatividade. A característica resultante da interligação de dois ou mais sistemas, de forma que as ações de um resulta em reações do outro, que por sua vez resulta em novas ações do primeiro e assim adiante. O grau, ou profundidade deste processo de interação pode ser bastante diferente em sistemas diferentes (ver "interactive").


Intercultural
Intercultural. Que envolve intaração entre mais de uma cultura. Ver também cross-cultural.


Inerdisciplinarity
Interdisciplinaridade. Conexão entre várias disciplinas/conteúdos, em vários níveis/dimensões. Pode referir-se à concepção geral do sistema ou ao aspecto ensino-aprendizagem propriamente dito, ou ambos.


Interface
Interface. Ambiente de interação homem/máquina em qualquer sistema de informática ou automação. O projeto de uma interface eficiente, fácil de manusear e amigável (user-friendly) é um fator importante no planejamento de qualquer sistema de comunicação não-presencial.


International Telecommunications Union
União Internacional de Telecomunicações. A UIT (inglês: ITU) é o órgão das Nações Unidas responsável pela coordenação internacional das normas e diretrizes de telecomunicações. Sediada em Genebra, Suiça.


Internet
Internet. A internacional "rede das redes" de computadores que possibilita a comunicação global entre milhões de usuários. Recentemente, a Internet, e especialmente a WWW ou World-Wide-Web virou o meio de EAD de maior crescimento.


Interpersonal domain
Domínio interpessoal. Um quarto domínio de competência humana que abrange as habilidades de interação eficaz com outras pessoas. Veja também; affective domain; cognitive domain; psychomotor domain.


Intrinsic motivation
Motivação intrínseca. Estudo motivado por fatores internos ao estudante, tais como curiosidade, interesse pelo assunto ou vontade de estudar.


Introduction
Introdução. Em materiais didáticos a serem estudados a distância, a introdução é um componente muito importante pois define o que deve ser estudado (objetivos - objectives) e por que estudar (justificativa - rationale). Uma introdução difere de um organizador prévio (advance organizer) pelo fato de que se refere ao conteúdo específico da aula, e de um sumário (summary) pelo fato de que não apresenta o conteúdo ou sua estrutura de maneira detalhada.


IP
IP. Sigla para "Internet Protocol", a norma (protocol) que define o processo de endereçamento e transmissão de dados pela Internet. Veja também: TCP.


IRC
IRC. Sigla para "Internet Relay Chat", um sistema que permite discussões em grupo em tempo real (real time) na Internet. É um exemplo de chat: comunicação sincrônica (synchronous communication) em redes de computadores, de muita importância para futuros sistemas de EAD.


ISDN
ISDN. Veja: Integrated Services Digital Network.


ITU
UIT. União Internacional de Telecomunicações sediada em Genebra. Ver: International Telecommunications Union.