Earth station
Estação terrestre. A combinação de antena, amplificador etc., necessária para receber uma transmissão de um satélite. O terminal receptor de uma vídeoconferência.
Editing
Edição Em termos de material auto-instrucional, por exemplo, trata-se do processo de finalizar os materiais nos seus vários aspectos, para reprodução. É um processo ligado à idéia de controle de qualidade.
Education, traditional /conventional
Educação tradicional ou convencional. Em EAD, geralmente quer dizer educação presencial. Ver "conventional education".
Education, recurrent
Educação continuada. Ver também "permanent education".
Educational broadcast
Emissão educativa. Uso geralmente restrito para programas de radiodifusão e televisão educativa.
Educational policy
Política educacional. Em inglês existe uma diferença importante entre a palavra "policy" e a palavra "politics".
Educational radio
Radiodifusão educativa. Nos EUA usa-se também o termo "instructional radio" quando o rádio forma parte integral e formal de um curso (veja também "educational television").
Educational technologist
Tecnólogo educacional. Pessoa que pratica a tecnologia educacional. Já que a tecnologia educacional tem dois sentidos importantes, às vezes confundidos (ver: educational technology), este termo também costuma ser usado em dois sentidos. A maioria dos estudiosos no assunto enfatiza que a "aplicação criativa de princípios científicos para resolução de problemas práticos da educação" é o real papel do "tecnólogo", mas o sentido mais popular é "alguém que aplica meios áudiovisuais e outras novidades tecnológicas ao ensino".
Educational technology
Tecnologia educacional. Este termo é usado em dois sentidos diferentes e importantes: aplicação de "tecnologias" (quer dizer, máquinas) no processo de ensino; aplicação de "ciências de ensino-aprendizagem"(psicologia, teoria geral de sistemas, sociologia etc.) no processo de planejamento, execução e avaliação de ensino.
Educational television
Televisão educativa. Em inglês, costuma-se diferenciar o uso "educacional" (ocasional ou periférico e geralmente não formal) e o uso "instrucional" (regular, integrado e formal) da trlrvisão e de outros meios de ensino.
Electronic mail
Correio eletrônico. Ver Email
Electronic performance support system
Sistema eletrônico de apoio do desempenho. Sistemas de fornecimento de todas as informações necesssárias no trabalho por meio de computadores e redes diretamente para o local de trabalho "na hora certa". Ver "just-in-time training".
Email
Correio eletrônico. A conveniência e a economia de modernos sistemas de correio eletrônico estão tornando este meio um componenete indispensável a qualquer sistema de educação.
Entry requirements
Condições de entrada, pré-requisitos. Os pré-requisitos acadêmicos e outros para ingressar em determinado curso ou programa de estudo. Ver "prerequisites".
Entry-level skills
Habilidades de entrada ao curso. Em EAD é especialmente importante definir as habilidades de entrada, para adequar o conteúdo à clientela prevista.
EPSS
Sistema eletrônico de apoio de desempenho. Ver: "Electronic performance support system".
Ethernet
Ethernet. Rede local (local area network; LAN) que conecta computadores e periféricos por meio de cabos convencionais de fios de cobre.
Evaluation
Avaliação. Ato/ação de estimativa do valor de uma coisa/sistema; processo através do qual chegamos a um julgamento. Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, a palavra é aplicada aos alunos e ao processo de medir o resultado do aluno. Na Inglaterra é chamado de assessment.
Exercise
Exercício. Em EAD: as tarefas de estudo/aprendizagem indicadas no material didático do curso.
Exercise booklet
Caderno de exercícios. Em EAD, refere-se a um caderno separado destinado a ser devolvido ao tutor a distância após a resolução dos exercícios.
Exercise, self-checking
Exercício de auto-correção. Exercícios com gabaritos de respostas fornecidos ao estudante, ou corrigidos automaticamente pelo computador.
Experiential learning
Aprendizagem experiencial. Refere-se aos diversos métodos de ensino e aprendizagem que leva o estudante a criar seu próprio conhecimento pela análise das experiências apresentadas/vivenciadas.
Extrinsic motivation
Motivação extrínseca. Estudo motivado por fatores externos ao estudante, tais como as exigências de trabalho, a situação econômica, o desejo dos pais, ou as forças socio-culturais